sábado, 24 de maio de 2008

Atleta brasileiro se destaca no triathlon mundial

Reportagem Valéria Barbarotto
Natação, pedal e corrida: Toni dedica quatro horas diárias ao treinamento intensivo exigido pelo triathlon para alcançar marcas obtidas por profissionais

Antonio Ferreira da Silva Neto, 29 anos, mais conhecido como Toni Ferreira, nasceu e cresceu em Mogi das Cruzes, região do Alto Tietê. Triatleta desde 1997, o mogiano sempre esteve próximo das práticas esportivas desde sua infância.

A paixão pelo esporte fez com que, em 1996, o atleta ingressasse na faculdade de Educação Física em Mogi das Cruzes, onde se formou no final de 2000. Dando sequência aos estudos, Toni começou, em 2001, a Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. Nesse momento, o triatleta já colecionava algumas medalhas e troféus conquistados em competições nacionais e internacionais.

Toni Ferreira decidiu utilizar, então, todas as suas competições realizadas dentro do Brasil para adquirir resistência e se dedicar ao IronMan, considerada a prova de triatlhon mais difícil do mundo. Em sua primeira participação em uma prova deste porte, o Ironman Brasil, em maio de 2002, o atleta conquistou a 2ª colocação em sua categoria (24 – 29 anos) e, mais tarde, em outubro do mesmo ano, sagrou-se vice-campeão do Mundo, no IronMan do Havaí. Em 2003, se dedicou ainda mais aos treinos e venceu o IronMan Brasil e se tornou o melhor colocado brasileiro no Havaí, em outubro daquele ano.

Além do excelente desempenho obtido nas provas de longa distância, Toni decidiu se dedicar, também, às provas mais rápidas. Nos anos de 2004 e 2005, sagrou-se bi-campeão do Triathlon Internacional de Santos e tetra-campeão do Troféu Brasil de Triathlon, em 2001, 2004, 2005 e 2006.

Atualmente, o triatleta se prepara para realizar mais uma prova de IronMan, em Florianópolis, cujo objetivo é alcançar o índice para o Mundial, que ocorre em outubro deste ano, no Havaí.

Ficha Técnica
Nome: Antonio Ferreira da Silva Neto
Apelido: Toni Ferreira
Idade: 29 anos
Altura: 1,77 m
Peso: 73 kg
Modalidade: Triathlon
Categoria: Elite-Amador (24 – 29 anos)
Competição Favorita: IronMan
Pontos Fortes: Disciplina e resistência

Nenhum comentário: