terça-feira, 27 de maio de 2008

Um exemplo de superação


Reportagem Leonardo Costas

Ser modelo de dedicação, força e vitória tanto no esporte como na vida é hoje um fato comum para o santista Paulo Eduardo Chieffi Aagaard , ou simplesmente o Pauê. Em junho de 2000, quando tinha 18 anos, ele sofreu um acidente por atropelamento em uma linha férrea em São Vicente. Uma locomotiva sem farol transitava em uma linha desativada. Pauê foi surpreendido pelo trem por volta das 20h da noite quando dirigia-se a mais um treino de natação em uma academia próxima de sua casa. O desastre o deixou internado por 58 dias e o fez perder parte das duas pernas.

Em meio a todos os problemas, Pauê aprendeu a viver de novo e resolveu se dedicar cada vez mais ao esporte. Após seis meses de seu acidente, o atleta fez sua primeira travessia aquática de 1500 metros e a partir daí não parou mais. Atualmente, é o único surfista amputado bilateral que se tem notícia no mundo. No Brasil, ele é o único atleta com esse tipo de amputação a disputar provas para portadores de deficiência.

Ser exemplo de dedicação, superação, força e vitória tanto no esporte como na vida é hoje uma realidade constante para Pauê, mas tudo isso não é suficiente para ele. Além de ter se reerguido, o jovem atleta compartilha sua história de vida a fim de ajudar outros a se superarem também. Há mais de um ano, Pauê passou a viajar o País para realizar palestras para empresários brasileiros sobre temas como força de vontade, determinação e, sobretudo, valorização e inclusão dos deficientes na sociedade.Prestes a terminar a faculdade de fisioterapia, Pauê, é hoje um dos principais atletas brasileiros de triatlhon na sua categoria. Apesar de todas as suas responsabilidades, nos seus 26 anos de vida, ele nunca deixou a prancha de surf de lado, pois é no mar que o atleta renova as forças para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

A decisão – Depois de se recuperar do acidente, Pauê decidiu que sua vida não havia terminado e passou a se dedicar ao esporte como forma de recuperação e inclusão social. Após apenas alguns meses de seu acidente, ele já iniciava sua carreira no esporte, se superando a cada conquista e motivando outros a fazerem o mesmo.

Triathlon - No triathlon, Pauê iniciou ainda em 2000, seus treinamentos. Sua primeira prova foi em 2002 no Internacional de Triathlon em Santos. De lá pra cá, vem somando títulos:

- Campeão Mundial de Triathlon
2002.
- Pentacampeão do Troféu Brasil de Triathlon 2002, 2003, 2004, 2005, 2006.
- 3° colocado no Pan Americano de Triathlon 2003.
- Campeão da etapa do Internacional de Triathlon – 2006 e 2007.

O surf - O surf é um esporte que Pauê sempre praticou. Após o acidente, usou a modalidade como veículo de inclusão e tornou-se o primeiro e único surfista bi-amputado no mundo em 2000, no mesmo ano que sofreu o acidente. O fato se tornou notícia no mundo em veículos de comunicação diversos.

Atualmente, ele viaja o mundo divulgando o surf adaptado, sendo por diversas vezes convidado por empresas e organizações para representar a imagem dessas companhias em eventos de responsabilidade social e empresarial. Sua imagem como pioneiro na modalidade sem as duas pernas, fez com que estivesse em dois grandes festivais recentes em Portugal, nos anos de 2005 e 2007.

As palestras - Pauê dedica parte de seu tempo proferindo palestras em grandes empresas multinacionais. Suas palestras trazem à tona, conceitos como superação, aceitação, entendimento, trabalho em equipe, liderança, objetivos e metas. Ele procura narrar sua história fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, fazendo com que cada um consiga refletir sobre temas cotidianos.

Nenhum comentário: